Vias lacrimais
A via lacrimal constitui o trajeto pelo qual a lágrima percorre ao sair do olho e chegar ate o nariz.
Ela é composta por: ponto lacrimal (superior e inferior), canalículo lacrimal (superior e inferior) e saco lacrimal.
A obstrução da via lacrimal causa lacrimejamento com ou sem secreção. E pode ser congênita ou adquirida. No caso da obstrução congênita (dacriocistite congênita), ocorre uma anomalia ou persistência de uma mucosa ao nível da válvula de Hasner que pode usualmente se abrir espontaneamente nos 6 primeiros meses.
Após esse período, caso os sintomas persistam, poderá ser realizado uma sondagem da via lacrimal. E caso a sondagem não resolva pode se fazer a cirurgia para reconstrução da via lacrimal.
A obstrução adquirida pode ser da parte alta ou da parte baixa das vias lacrimais. No caso dessa última a cirurgia é frequentemente indicada.
Cirurgia das Vias Lacrimais (Dacriocistorrinostomia)
Realizada em casos de obstrução do canal lacrimal e consiste em produzir uma nova via de escoamento da lágrima. Essa cirurgia pode ser realizada por via externa (incisão na base do nariz) ou por via endoscópica (dentro do nariz).
Está indicada em casos de obstrução crônica baixa do canal lacrimal e em crianças refratárias à sondagem do canal lacrimal após 1 ano de idade. Geralmente usamos uma sonda de silicone temporária para manter o novo canal aberto durante a fase de cicatrização.