Ceratocone

O Ceratocone é uma doença dos olhos que provoca alterações estruturais na córnea, modificando sua resistência e elasticidade.

Ele consiste em um afinamento corneano central ou paracentral (geralmente inferior), progressivo, que faz com que a córnea apresente um abaulamento anterior, em forma de cone. Geralmente é bilateral, assimétrico e a progressão maior ocorre na adolescência.

História familiar está presente em alguns casos.

Sintomas:

Visão borrada, imagens fantasmas, sensibilidade à luz e presença de halos noturnos.

Associações:

O ceratocone pode estar associado a doenças sistêmicas como as síndromes de Down, Turner, Ehlers-Danlos, Marfan, além de atopias, osteogênese imperfeita e prolapso da válvula mitral. Condições oculares às quais pode estar relacionado são a ceratoconjuntivite vernal, aniridia, amaurose congênita de Leber e retinose pigmentar. O paciente pode relatar mudanças frequentes na prescrição de óculos ou diminuição na tolerância ao uso de lentes de contato.

O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista com auxílio de exames complementares como paquimetria, topografia e tomografia corneana.

Tratamento:

O tratamento do ceratocone vai depender do estágio da doença. Pode ser feito com óculos, lentes de contato ou cirurgias. A cirurgia inclui implante de anel de Ferrara e o transplante de córnea. Mais recentemente a aplicação de uma radiação ultravioleta (crosslinking) têm demostrado benefício no retardo  ou estacionamento da doença